OS 7 HÁBITOS QUE VOCÊ DEVE ELIMINAR DA SUA VIDA

Os 7 hábitos que você deve eliminar da sua vida

Muitas vezes não conseguimos obter êxito em nossos empreendimentos e não entendemos o porquê. E ter sucesso, seja ele em qual área da vida, é um desejo da maioria dos seres humanos, se não o for da totalidade. O sucesso é um conceito individual, ou pelo menos deveria ser, pois o sucesso de alguém não é, necessariamente, o mesmo modelo de sucesso do outro. Mas que todos nós buscamos êxito em algum momento da vida, isso me parece incontestável. Desde o simples fato de começar a andar a alguma realização grandiosa, tudo passa pela busca do sucesso.

Vários fatores colaboram na busca de ser bem-sucedido, seja na vida, na profissão ou qualquer outro campo. Saber o que te ajuda a alcançar o sucesso em um objetivo definido por você é tão importante quanto saber aquilo que te atrapalha nessa jornada. Isso parte de um princípio, que trago comigo, de que um tanque não se enche de água, mesmo com a torneira aberta, se o ralo não estiver tampado. Por isso quero apresentar aqui alguns hábitos nocivos que você deveria eliminar da sua vida se realmente quer atingir seu objetivo, qualquer que seja. São eles:

1 Procrastinação

O péssimo hábito de sempre deixar tudo para depois, empurrar com a barriga não só atrasa seu sonho, como atrapalha a jornada de sucesso até conquistar a meta ou objetivo. Não realizar uma tarefa gera a sensação de incapacidade, o que se transforma em um ciclo vicioso de frustrações e não realizações.

Quando você faz agora o que deve ser feito, por menor que seja a tarefa, gera uma sensação de realização, uma das responsáveis por produzir dopamina (substância química ligada à motivação e realização).

A procrastinação acontece também em pequenas rotinas diárias, como a utilização da função “soneca” para acordar. Adiar o seu despertar é adiar seu senso de realização e seu comprometimento com aquilo que deseja alcançar. Você pode achar que isso é uma besteira, mas acredite, é um sinal que você manda para seu cérebro de que seu dia pode ser deixado para começar depois, desencadeando uma série de outras procrastinações.

2 Indisciplina

Costumo dizer que não existe indisciplina, e sim disciplina boa e ruim, mas é apenas uma forma conceitual que eu tenho e acredito. Para consumir bebidas alcoólicas diariamente é preciso disciplina, e para se exercitar diariamente também é preciso disciplina. Gastar dinheiro com prazeres imediatos exige disciplina, investir no seu desenvolvimento também exige disciplina. Os resultados dirão qual disciplina vale a pena cultivar.

Diante disso, a indisciplina se caracteriza como o mau uso da disciplina que você já possui. Certamente, os resultados dessa indisciplina não serão os esperados por você.

O segredo aqui é mudar os holofotes para onde você está concentrando seus esforços, sua rotina, seus hábitos e seu foco.

3 Dar desculpas

Não assumir responsabilidades, se posicionar como vítima e sempre colocar em fatores externos as causas dos seus problemas e insucessos é um hábito inibidor, quase excludente de um sucesso duradouro.

Uma das características mais marcantes nas pessoas de conquistam aquilo que desejam é a autorresponsabilidade! Ser o senhor de sua vida, como diria Hamlet, é fator primordial para ser bem-sucedido em qualquer situação. É assumir os riscos e aprender com os erros. Os resultados advindos do poder da autorresponsabilidade são gigantes e tirar o hábito de dar desculpas para tudo o que ocorre é o primeiro passo.

4 Medo de mudança

Nosso cérebro não é amigo da mudança. Por ser o músculo que mais consome energia, ele prefere andar na zona do conhecido a se cansar mais. Ele ativa o modo sobrevivência para paralisar aquele que se permite mudar.

Porém mudar é evoluir e o sucesso está diretamente ligado à evolução. Aquele que não se atreve a mudar fica velho antes de se tornar sábio. A mudança se faz necessária para alcançar patamares mais elevados, mesmo que para isso as dores da mudança sejam inevitáveis.

Pense na lagarta e na borboleta! Para deixar de rastejar e poder voar e encantar o mundo, é preciso a dor da transformação.

5 Falta de visão

Não saber onde quer chegar é o mesmo que ser um expectador da própria vida e não um agente ativo, o ator principal. Posso pegar qualquer estrada se eu não sei qual o destino da minha jornada.

Quando seu objetivo está claro dentro da sua visão curto, médio e longo prazo, e estão alinhadas, o caminho se torna mais claro, fica mais fácil planejar seus passos, ajustar as rotas equivocadas e executar o que precisa ser feito.

Só se chega em algum lugar se você sabe exatamente onde quer chegar.

6 Falta de foco

Ter foco não significa de você deve fazer uma única coisa, mas sim fazer o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo, de forma organizada, estruturada e obstinada. É não permitir que as distrações que o mundo te oferece te desviem do caminho traçado e planejado para que você alcance o seu merecido êxito.

Acredite: o maior vilão do foco são as redes sociais. Se mal utilizadas, elas roubam a sua moeda mais preciosa, que é o tempo. Como o tempo é igual a todos, quem melhor o utiliza, sai na frente.

Terminar o que começou, planejar o ato seguinte, rever os erros cometidos e seguir em frente! Isso sim são elementos que te permitem focar no necessário.

7 Não se capacitar

O aprendizado e desenvolvimento contínuo é essencial para quem quer chegar a um lugar acima da média, e por ali permanecer. Praticar a neuroplasticidade (ato de aumentar a capacidade do cérebro) de forma constante e progressiva é fundamental para o seu sucesso.

Quanto tempo e recurso financeiro você tem dedicado ao seu desenvolvimento? Quanto do que você aprendeu você coloca em prática, diariamente, a fim de que se torne um bom hábito?

A educação continuada é um hábito dos vencedores. Se não tem esse hábito ainda, comece já! Imediatamente! Quanto mais sábio você se torna, mais autoconfiante você fica, mais você realiza e mais resultados alcança.

Agora que você já sabe quais os hábitos você deve, imediatamente, eliminar da sua vida, avalie como anda seu comportamento frente aos mesmos, e se for o caso, mude a direção. Se você já conseguiu eliminar esses hábitos, reforce os bons hábitos que possui e acredite que alcançar aquilo que deseja será uma questão de quando alcançar e não se irá alcançar.

Você pode aprender outros fatores inibidores do sucesso lendo o artigo: 7 DICAS PARA O SEU SUCESSO.

Compartilhe esse post:

ARTIGOS RELACIONADOS