CONHEÇA 8 FATORES PREJUDICIAIS PARA QUALQUER CARREIRA

CONHEÇA 8 FATORES PREJUDICIAIS PARA QUALQUER CARREIRA

Existem alguns fatores que são extremamente prejudiciais para carreira. Entendendo a carreira como uma jornada individual da pessoa dentro da sua vida profissional, observar esses fatores de uma forma mais criteriosa me fez acreditar que eles são prejudiciais a qualquer tipo de carreira que uma pessoa venha a escolher, seja um autônomo, profissional liberal, empreendedores, celetistas e até mesmo o funcionalismo público.

Como conceito de jornada, a carreira de uma pessoa passa pela sua escolha inicial, os caminhos percorridos, as correções de rota, e, com toda certeza, os resultados atingidos.

Para construir uma carreira bem-sucedida, crescer e se desenvolver é preciso ter em mente onde se quer chegar. Caminhar sem direção apenas causa cansaço. O esforço direcionado, com crescimento contínuo é o que leva um indivíduo a conquistar aquilo que almeja. Porém, algumas ciladas aparecem no meio do caminho para nos impedir de obter o que desejamos, e conquistar os passos almejados na carreira que escolhemos.

1 Escolher com base na opinião alheia

Muito comum iniciarmos nossa trilha profissional com base em desejos de outras pessoas. Nossos pais, familiares mais próximos, amigos e por aí vai. Saber o que se quer fazer com uma idade que ainda requer mais maturidade é um desafio. A boa notícia é que se você errar na escolha, ainda dá tempo de corrigir a rota, o que não pode é permanecer no erro.

Buscar apoio profissional, fazer um teste de perfil comportamental, até mesmo um teste vocacional é um bom começo.

É preciso também ter cuidado com o risco da normose e da zona de conforto. Uma vez identificado que onde você está não é a sua praia, é hora de planejar uma transição e trabalhar fortemente nesse caminho.

2 Não ter metas

Você precisa estipular as suas metas, escrever a visão de onde pretende chegar. Esse pequeno gesto funciona como um farol na estrada escura, clareando seus passos e definindo pontos de chegada que podem te levar a jornadas de sucesso em sua vida profissional. É preciso direcionar a sua vida e a sua carreira com base em metas de curto, médio e longo prazos, sempre buscando um alinhamento dessas metas.

Para isso é importante quanto determinar onde você quer chegar, e em que tempo quer, é promover o alinhamento das suas metas. Ter um senso de realidade para não ter suas expectativas frustradas, ter um planejamento, se possível acompanhado por um profissional e uma disciplina de execução invejável.

3 Não elaborar o seu plano de carreira

Esse fator é muito ignorado pelos profissionais, que vão tocando a vida como se estivesse na era industrial, onde era possível e até mesmo era um status, você entrar em uma empresa e por lá se aposentar.

Um bom plano de carreira requer ajuda de profissionais capacitados para te ajudar a definir pontos de chegada. Ter um mentor interno, alguém que já trilhou os seus passos dentro da área por você escolhida, além de um Coach que pode te ajudar com uma visão sistêmica é um diferencial.

Faz parte do plano também a criação de estratégias alternativas, caso o caminho traçado não dê certo ou pare de fazer sentido.

4 Ruminar perdas e frustrações passadas

Estar preso ao passado é uma forma de boicotar o seu futuro através da sua omissão no presente. Tudo o que te aconteceu deve ser honrado e respeitado, pois faz parte da sua história e foi o que te conduziu até o ponto onde chegou.

Muitos profissionais ficam presos, tanto no sucesso, quanto no insucesso que tiveram em algum momento da sua trajetória e se paralisam, deixando de buscar soluções e alternativas de crescimento que o tornariam uma pessoa diferenciada no mercado de trabalho.

Saber tirar as lições das suas perdas e das suas frustrações é um ato de sabedoria. Com o que aprendeu, é preciso agir em busca dos seus objetivos. O lamento não impulsiona ninguém, já o aprendizado e a ação te levarão a patamares mais elevados.

5 Necessidade constante da felicidade

Existe um mito que é imposto a todos de que você deve trabalhar com o que gosta, assim não precisaria trabalhar um dia sequer na vida. Não sou um adepto da romantização do trabalho. Para mim faz mais sentido gostar do seu trabalho atual do que trabalhar com o que gosta, pura e simplesmente.

Seja qual for a sua área, por mais apaixonado que você possa ser com seu ofício, existem tarefas que são mais chatas e não geram prazer em ser executadas. Um músico que não sabe finanças pode se dar mal al longo da sua carreira por não conseguir gerir seu dinheiro. Um empresário “tubarão” que não sabe lidar com pessoas, pode colocar todo seu império em risco de ruína, pois são as pessoas que geram resultados para as empresas.

Busque um trabalho em uma área que você gosta, mas esqueça o mito de que trabalhar com o que se ama traz a sensação de que nunca vai precisar trabalhar. Afinal, trabalho é trabalho, e dá trabalho.

Certa vez li em um blog que era preciso entender que para viver um grande sonho, primeiro se faz necessário conviver com o pesadelo. Nada se conquista sem esforço. É preciso entender que você precisa fazer o necessário e não apenas o que gosta. Fazer o necessário agora é um grande passo para se fazer o que gosta por mais tempo.

6 Procrastinar

Se você é do tipo de pessoa que deixa tudo para depois, a começar pelo famoso “soneca” no despertador de seu smartphone, saiba que você está andando na direção oposta ao seu sucesso.

Adiar uma tarefa é sinal de falta de prioridade com aquilo que você sonhou conquistar. Sem falar que, cedo ou tarde, haverá um acúmulo de tarefas, o que comprometerá a qualidade da execução das mesmas.

Lembre-se de um conselho: do jeito que você faz uma coisa, você faz todas as coisas. Se você empurra com a barriga suas obrigações, você está dando um chute no traseiro do seu sucesso profissional.

7 Medo

O medo na dose certa nos previne de vários acidentes e incidentes, porém o medo exagerado gera paralisia. Ninguém alcança nada parado. Se você entrar no seu carro, ligar o carro e não sair da garagem por medo, você não chegará a destino algum.

O que vai te ajudar a utilizar o medo na medida certa é ganhar autoconfiança. E para isso é preciso conhecer a fundo onde atua, praticar repetidas vezes o que precisa realizar e assim você se sentirá mais capaz de agir. Preparo, disciplina de execução, ser resiliente ao erro e paciente com o tempo são boas dicas para superar o medo

8 Se julgar autossuficiente

Sozinho o homem não consegue nem ser corno! Parece piada, mas é uma grande verdade. É preciso estar junto a alguém para conseguir avançar em nossa carreira. Sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho devem ser envolvidos nessa busca.

Muitas vezes, também, é preciso contratar um Mentor ou um Coach especializado no ramo onde você deseja conseguir o seu sucesso. Não é vergonha para ninguém pedir ajuda.

Agora que você já conheceu alguns dos fatores prejudiciais ao sucesso, é hora de agir. Se você se enxergou preso em algum ou alguns deles, saia já dessa zona de perigo e busque a sua mudança e o seu desenvolvimento. Sua carreira te espera!

Compartilhe esse post:

ARTIGOS RELACIONADOS